Um avião de pequeno porte caiu na noite de terça-feira (23) em área rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Quatro pessoas morreram no acidente, que aconteceu na Fazenda Barra Mansa, local que já foi cenário de gravações da novela Pantanal e que também é ponto turístico da região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como:
- Kongjian Yu, arquiteto e professor da Universidade de Pequim;
- Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave;
- Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista;
- Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.
As causas da queda ainda serão investigadas.
Kongjian Yu, arquiteto
Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim, doutor pela Universidade Harvard e diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Criador do conceito das chamadas cidades-esponja, desenvolveu projetos em mais de 70 cidades no mundo com soluções baseadas na natureza para absorver e reutilizar águas pluviais.
Ele estava no Brasil para a Bienal de Arquitetura e seguiu viagem ao Pantanal para conhecer a região. Yu também era consultor do governo chinês em projetos urbanos e ambientais.
Luiz Fernando Ferraz, cineasta
O documentarista Luiz Fernando Ferraz dirigiu e produziu séries e filmes exibidos em canais como HBO e Arte1. Entre seus trabalhos estão o documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza, e a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicada ao Emmy Internacional.
Ferraz também dirigiu produções para o mercado internacional, como To Win or To Win, sobre o clube Al Nassr FC, exibida pelo grupo árabe MBC/Shahid.
Rubens Crispim Jr., cineasta
Rubens Crispim Jr., formado pela USP, atuou como documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Criou a produtora Poseídos e trabalhou em projetos para canais como Discovery Channel, National Geographic e TV Cultura.
Também dirigiu o filme Segue o Baile Bixiga 70, exibido em festivais no Brasil e no exterior. De 2019 a 2023, coordenou o departamento de audiovisual da Amigos da Arte e produziu registros audiovisuais das exposições da Pinacoteca de São Paulo.
Marcelo Pereira de Barros, piloto
Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave, morava em Aquidauana e atuava em voos no Pantanal e Serra da Bodoquena. Ele deixa dois filhos. Segundo apuração inicial, realizava serviços de táxi aéreo na região.
Investigação
Equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros atuaram no resgate e na perícia. A apuração sobre a queda será conduzida pelas autoridades competentes da aviação civil.
Conteúdo relacionado: