Após a 28ª rodada, a situação do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro assumiu novos aspectos. De acordo com estimativas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as probabilidades de rebaixamento do clube paraense atingiram 98,1%.

O índice subiu após mais uma derrota na Curuzu. Na noite da última terça-feira (23), o Papão foi derrotado pelo Novorizontino por 1 a 0, resultado que agravou a crise e deixou o time ainda mais afundado na última posição do campeonato.

A situação é preocupante: o Lobo não ganha há 11 partidas, somando sete derrotas e quatro empates nesse intervalo. A sequência de resultados negativos prejudica a confiança do time e aumenta a probabilidade de o clube voltar à Série C.

A performance em casa pode ser vista como um dos fatores mais relevantes para a situação atual. Na Segundona, o Paysandu apresenta a pior performance como mandante, conquistando apenas duas vitórias, cinco empates e sofrendo sete derrotas em 14 partidas disputadas em Belém.
Atualmente, a equipe tem apenas 22 pontos, resultado de quatro vitórias, dez empates e 14 derrotas. O saldo negativo de gols (-12) e o aproveitamento de apenas 26% destacam a seriedade do problema.