Prefeitura de Parauapebas, Ministério do Turismo e Sebrae unem forças para impulsionar turismo em Parauapebas

há 4 dias 4
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, realizou na tarde da última quarta-feira, 24, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (Acip), o encontro Turismo em Ação – Região Carajás, um marco para o fortalecimento do setor no município.

O evento reuniu representantes de agências de viagem, hotéis e pousadas, restaurantes, bares e lanchonetes, transportadoras turísticas, condutores ambientais e guias de turismo, espaços culturais e de lazer, empreendedores do artesanato e produtos locais, fotógrafos, produtores culturais e artísticos, todos considerados peças fundamentais no desenvolvimento da cadeia turística da cidade.

Durante a programação, foram debatidos temas estratégicos como Cadastur, Mapa do Turismo Brasileiro, Fungetur (Fundo Geral do Turismo) e Integração do Trade Turístico, em parceria com o Sebrae. Além disso, foi apresentado o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo e lançado oficialmente o projeto da Rota Gastronômica de Parauapebas, que reúne 30 restaurantes e negócios de alimentação em um catálogo bilíngue, valorizando a culinária local e ampliando as opções para visitantes e turistas.

Para a secretária municipal de Turismo, Francisângela Resende, o encontro representa um momento de união e avanço para o setor. “Estamos recebendo o trade turístico de Parauapebas para dialogar sobre políticas públicas e oportunidades que vão desde a formalização até o acesso a crédito, além de apresentar o nosso Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo. Também celebramos, junto ao Sebrae, o lançamento da Rota Gastronômica, que vai dar ainda mais visibilidade à nossa cidade”, destacou.

A coordenadora de facilitação de crédito e microcrédito do Ministério do Turismo, Elizabeth Baptista, apresentou as novas diretrizes do Fungetur, fundo que viabiliza financiamentos para obras, aquisição de bens e capital de giro. “Nosso objetivo é mostrar como a iniciativa privada pode acessar os recursos do Fungetur, por meio de bancos credenciados em todo o Brasil. A exigência é que os empreendimentos estejam com o Cadastur atualizado, o que garante segurança e credibilidade para todo o setor turístico”, explicou.

Já a gerente regional do Sebrae, Carajás II, Ana Suzy, ressaltou a relevância da integração regional e a valorização da gastronomia local. “Estamos felizes em apoiar o Turismo em Ação e lançar a Rota Gastronômica de Parauapebas, que reúne 30 estabelecimentos em um catálogo bilíngue, ampliando as opções para turistas e fortalecendo o setor de alimentação do município”, afirmou.

O Turismo em Ação – Região Carajás reforça o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com o desenvolvimento sustentável e integrado do turismo, consolidando o município como referência na região Norte.

Fonte/Créditos: Ascom- Parauapebas

Ler artigo completo