A situação do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro torna-se progressivamente mais difícil. Na noite de terça-feira (23), o time bicolor sofreu mais uma derrota, desta vez para o Novorizontino, com um placar de 1 a 0 na Curuzu. Esse resultado consolidou ainda mais a equipe na última posição da competição.

A derrota revela um projeto malsucedido durante a campanha, em um torneio no qual a equipe conquistou sua primeira vitória apenas na 11ª rodada, enfrentando o Botafogo-SP e vencendo pelo placar mínimo de 1 a 0. Desde aquele momento, a equipe não conseguiu se recuperar e acumula derrotas que a colocam em uma situação crítica, com uma grande diferença de pontos, inclusive, para evitar o rebaixamento.

Atualmente, a diferença para o 16º colocado, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Z4, o América (MG), é de oito pontos. A equipe mineira tem 30 pontos, enquanto o Paysandu tem 22. O América ainda jogará nesta 28ª rodada na quinta-feira (25) contra o Atlético-GO em Goiânia. Se vencer, a vantagem pode chegar a 11 pontos.

A situação em relação aos outros concorrentes diretos que fazem parte do Z4 também é negativa. O Botafogo-SP, na 17ª posição, possui 29 pontos, sete a mais que o Papão. Se vencer o CRB em Maceió, poderá abrir uma vantagem de dez pontos.
As equipes do Amazonas e Volta Redonda, que estão na 18ª e 19ª posições, respectivamente, acumulam 27 pontos, cinco a mais que o Paysandu. Se vencerem seus jogos nesta rodada, poderão aumentar a diferença para sete pontos.