O festival, organizado pela JA Produções Artísticas e apoiado pela Prefeitura de Parauapebas, reúne bailarinos e companhias de todo o Brasil. Além da competição, a programação inclui oficinas, seminários e ações sociais. Os melhores grupos e bailarinos serão premiados com troféus, medalhas, dinheiro e bolsas de estudos internacionais para Argentina, França e Estados Unidos.
De acordo com a organização, 15% das vagas são reservadas para grupos de Parauapebas, cidade-sede do evento. Para participar, os interessados devem criar coreografias em vídeo que serão avaliadas por uma banca.
As regras estão disponíveis no mesmo site das inscrições e também nas redes sociais do festival (@dancacarajas).
Durante a edição de 2025, o festival será realizado em quatro formatos integrados: Mostra Competitiva de Dança, Oficinas e Workshops, Seminário Temático e Campanhas Voluntárias de sustentabilidade e inclusão social.
Entre os dias 17 e 19 de novembro, serão ofertadas nove oficinas gratuitas em modalidades como balé clássico, jazz, dança contemporânea, inclusiva, urbana e folclórica. Já a mostra competitiva será realizada entre 20 e 23 de novembro.
A organização destaca que os bailarinos inscritos terão acesso gratuito aos workshops. Além disso, campanhas sociais como o “EcoPassos”, voltado para o plantio de mudas, e o “Nutrindo Corações”, que incentiva a doação de leite em pó para mães em tratamento contra o HIV, também fazem parte da programação.
Segundo o diretor geral do festival, Jarbas Alves, o objetivo é valorizar a dança como linguagem artística e promover intercâmbio de talentos.
Serviço – Inscrições Dança Carajás Festival 2025
Período de inscrições: 16 a 30 de setembro de 2025
Onde se inscrever: www.dancacarajas.com.br
Datas: De 17 a 23 de novembro de 2025
Local: Centro Cultural de Parauapebas (Rua 1, Quadra Especial, bairro Alvorá)