A Universidade do Estado do Pará (Uepa) prorrogou o prazo de inscrições para o Processo Seletivo (Prosel) 2026. Os candidatos agora têm até o próximo domingo, 6 de outubro, para se inscrever exclusivamente pelo site oficial: prosel.uepa.br/prosel2026.
O Prosel 2026 disponibiliza 3.868 vagas em quase 100 cursos de graduação, distribuídos entre os campi de Belém e outros 18 municípios do interior paraense. A seleção utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9, 16 e 30 de novembro e em 7 de dezembro, em datas ajustadas em razão da realização da COP30, em Belém.
Isenção da taxa de inscrição
Podem solicitar isenção da taxa de inscrição candidatos que concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio em escolas públicas do Pará, pessoas com hipossuficiência econômica, servidores da Uepa e seus dependentes, além de pessoas com deficiência (PcDs). O prazo para solicitação segue até 6 de outubro, mesma data do encerramento das inscrições.
Para os demais candidatos, o pagamento da taxa pode ser feito até 21 de outubro. O regulamento completo está disponível no Edital 97/2025, no portal oficial da Uepa.
Processo seletivo específico para indígenas e quilombolas
A Uepa também mantém inscrições abertas até 17 de outubro para o Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, pelo link prosel.uepa.br/proselqi26.
Esse processo destina-se a candidatos que já concluíram o Ensino Médio, sem necessidade de participação no Enem. Serão ofertadas 208 vagas, uma para indígenas e uma para quilombolas em cada um dos 104 cursos da instituição, tanto na capital quanto no interior.
No ato da inscrição, é necessário apresentar documento de identidade étnica indígena ou declaração de pertencimento a comunidade quilombola. A prova específica será aplicada em 14 de dezembro, com questões de Língua Portuguesa, Matemática e uma redação.
Conteúdo relacionado: