Festival do Mapará em Itupiranga celebra o melhor da cultura e da pesca paraense

há 1 dia 5
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

Itupiranga realizou no último sábado (27) uma das tradições paraenses mais importantes: o Festival do Mapará, realizado na Praia da Rainha. O evento celebrou a pesca do tradicional peixe e fortaleceu a cultura pesqueira do município, reunindo moradores e turistas em uma grande festa.

Durante a programação, organizada pela Prefeitura Municipal por meio da gestão do prefeito Wagno Godoy, a população participou de uma noite especial com atrações tipicamente paraenses. Edílson Moreno e Wanderley Andrade animaram o público com o melhor do Brega.

Além do público, a festa contou com a presença de autoridades. O prefeito Wagno Godoy e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Nanyaria Godoy, marcaram presença, assim como o secretariado municipal, o deputado federal Keniston Braga e o deputado estadual Aveilton Souza, que vieram prestigiar e apoiar um dos eventos de maior sucesso da cidade, agora integrado ao calendário cultural de Itupiranga.

Em entrevista ao Gazeta Carajás, o prefeito Wagno Godoy relatou a origem da festa: “Essa ideia surgiu na campanha. Nós íamos fazer uma reunião aqui e esperávamos pouca gente. O deputado Aveilton veio e nos deparamos com mais de 300 pescadores declarando apoio. Aí ele me cutucou e disse: ‘Godoy, aqui já foi feita a festa do Mapará’. Eu falei: ‘Não, vamos fazer a festa do Mapará’. O Aveilton nos ajudou com as atrações do Edílson e do Wanderley Andrade, patrocinadas pelo Governo do Estado, por meio de Hana e Helder, e o deputado federal Keniston entrou com a estrutura. Juntamos todos e hoje distribuímos uma tonelada de Mapará com farinha, pimenta e limão para o povo. Festa bonita, o povo veio. Eu fui eleito para este povo, meu povo pescador, que por muito tempo foi esquecido e agora está tendo vez e voz.”

A realização do festival, o primeiro da história do município, valorizou a comunidade pesqueira, impulsionou a economia e fortaleceu a identidade cultural de Itupiranga.

Ler artigo completo