Delegado Caveira é o único deputado do Pará a votar contra mudança simbólica da capital para Belém durante a COP30

há 5 dias 2
Delegado Caveira. Foto: Reprodução

O deputado federal Delegado Caveira (PL-PA) foi o único parlamentar do Pará a votar contra o projeto aprovado na Câmara dos Deputados que transfere, de forma simbólica e temporária, a capital do Brasil para Belém durante a realização da COP30, marcada para ocorrer entre os dias 11 e 21 de novembro de 2025.

A proposta, aprovada por 304 votos a 64, autoriza que durante o período do evento atos e despachos assinados pelo presidente da República e por ministros façam referência a Belém como sede do governo federal, em vez de Brasília. VEJA A VOTAÇÃO AQUI

Dos 17 deputados federais paraenses, 14 estavam presentes na votação. Entre eles, Caveira foi o único a se posicionar contra a medida, inclusive dentro de seu próprio partido. Seus colegas de legenda, Delegado Éder Mauro e Joaquim Passarinho, ambos do PL-PA, votaram a favor da transferência simbólica.

O projeto, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG) e relatado pelo paraense José Priante (MDB-PA), segue agora para análise no Senado. A proposta busca destacar o protagonismo da Amazônia e do Pará no debate global sobre as mudanças climáticas e dar maior visibilidade à COP30, que deve reunir cerca de 50 mil participantes de mais de 190 países.

Ler artigo completo