China ordena suspensão do uso de minério de ferro da BHP

há 1 semana 3
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

A China está suspendendo temporariamente a compra de um tipo de minério de ferro da mineradora BHP em uma tentativa de forçar a queda dos preços. A medida foi ordenada pela China Mineral Resources Group (CMRG), uma empresa estatal criada para centralizar as compras chinesas e aumentar seu poder de negociação no mercado global.

O alvo específico é o minério conhecido como "finos da mistura Jimblebar", produzido pela BHP na Austrália. Esse material é muito usado pelas siderúrgicas chinesas porque tem um preço mais baixo em comparação com outros tipos de minério.

A decisão foi tomada após as negociações para um contrato de fornecimento de longo prazo entre a China e a BHP não terem avançado. Embora a CMRG não tenha autoridade legal para obrigar as siderúrgicas a seguirem a ordem, sua forte influência política faz com que a "recomendação" seja tratada como uma determinação oficial. De acordo com fontes, algumas fábricas já começaram a cancelar pedidos desse material.

Esta é uma manobra do maior consumidor mundial de minério de ferro para tentar baratear o custo dessa matéria-prima essencial. Enquanto isso, tanto a CMRG quanto a BHP se recusaram a comentar publicamente a situação.

Fonte/Créditos: Gazeta com Marcelo Portela do portal Notícias de Mineração

Créditos (Imagem de capa): BHP

Ler artigo completo