Celso Sabino anuncia saída do Ministério do Turismo

há 4 dias 2
A saída do ministro Celso Sabino foi definida em uma reunião com o presidente Lula nesta sexta-feira (26/9). Foto: Reprodução

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), anunciou nesta sexta-feira (26) que deixará o cargo após o rompimento do seu partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A carta de demissão foi entregue pessoalmente durante reunião no Palácio do Planalto.

Segundo Sabino, a decisão atende à determinação da direção nacional do União Brasil, que anunciou a saída oficial da base do governo na última semana. “Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo cumprindo a decisão do meu partido”, disse.

Apesar da saída, o ministro afirmou que Lula pediu que ele permaneça no cargo até a próxima quinta-feira (2/10), quando está prevista uma agenda em Belém para a entrega de obras ligadas à COP30. Sabino também declarou que gostaria de continuar à frente da pasta e que seguirá dialogando com lideranças do partido.

A saída representa a 13ª mudança ministerial desde o início do atual governo. Com ela, cresce a expectativa sobre quem será o novo titular do Turismo. Entre os nomes cotados estão Ana Carla Machado Lopes, atual secretária-executiva da pasta; Marcelo Freixo, presidente da Embratur; e Cristiane Leal Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo.

Outros dois ministros do União Brasil — Frederico de Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração) — devem continuar no governo por serem considerados indicações pessoais do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Ler artigo completo