Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
A cidade de Parauapebas pode, enfim, conquistar seu tão sonhado polo universitário. Esse é o objetivo do prefeito Aurélio Goiano, que tem assumido o desafio de articular politicamente a implantação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará no município.
Para transformar o projeto em realidade, o prefeito vem conduzindo diversas tratativas. Em reuniões estratégicas com o governador Helder Barbalho, Aurélio Goiano tem defendido a criação do polo de ensino superior, respaldado por estudos do movimento "Parauapebas Cidade Universitária", que analisou fatores logísticos, econômicos e sociais, comprovando a viabilidade do projeto.
O gestor também retoma uma antiga reivindicação da cidade em prol do ensino superior, o que, na prática, representa um grande desafio. Parauapebas é um dos principais municípios mineradores da região paraense, com capacidade e relevância para receber uma universidade, especialmente considerando seu porte populacional e importância econômica. Na região, a cidade possui a maior população do Sul e Sudeste do Pará, rivalizando apenas com Marabá, que conta com cerca de 300 mil habitantes e também mantém um movimento em favor da implantação da nova universidade.
Encabeçado pelo Governo do Pará, o projeto é considerado viável, e o gestor, diante do desafio, mantém-se determinado a trazer o polo universitário para Parauapebas, garantindo que a cidade seja valorizada com a conquista do ensino superior de qualidade.