Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Durante agenda de trabalho nesta segunda-feira (22), o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, a secretária municipal de Educação, Maura Paulino, e o secretário adjunto de Educação, Ricardo Oliveira, estiveram em Belo Horizonte (MG) para conhecer e avaliar modelos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) aplicados à educação da capital mineira.
Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte e economista, Adriano Faria, além de outros membros da administração municipal, para trocar experiências e conhecer iniciativas de sucesso na gestão de escolas e programas educacionais em parceria com o setor privado.
Implantado em 2012, o modelo de Belo Horizonte é considerado referência nacional. Por meio da parceria entre a prefeitura e a concessionária Inova BH, foram construídas e geridas 63 escolas em um contrato de 20 anos, beneficiando cerca de 25 mil estudantes com infraestrutura moderna e serviços de qualidade.
O prefeito Aurélio Goiano ressaltou a importância da missão técnica. “Parauapebas tem crescido e precisa de soluções inovadoras para atender à demanda da nossa educação. A experiência de Belo Horizonte mostra que é possível unir esforços entre o público e o privado para oferecer escolas de qualidade, valorizando nossos servidores e garantindo melhores condições de aprendizado para nossos alunos”, enfatizou.
A visita da comitiva teve como objetivo coletar informações para subsidiar a elaboração de um projeto local que contemple escolas de alto padrão, elimine turnos intermediários, garanta transporte escolar climatizado e conectado à internet, além de oferecer melhores condições de trabalho para professores e servidores.
A secretária de Educação, Maura Paulino, destacou que a experiência pode servir como inspiração para o município. “É um modelo que vem dando certo em Belo Horizonte e que pode nos ajudar a acelerar a expansão da rede municipal de ensino. Nossa prioridade é criar ambientes mais adequados e dignos para alunos, professores e toda a comunidade escolar”, afirmou.
Já o secretário adjunto, Ricardo Oliveira, reforçou o compromisso da gestão em modernizar a educação. “Estamos buscando referências sólidas para que Parauapebas avance com planejamento e responsabilidade. A PPP pode ser uma alternativa estratégica para garantir infraestrutura de excelência e resultados duradouros”, destacou.

para a rede pública de ensino de Parauapebas