Depois de mais de três décadas sem intervenções estruturais, a Escola Municipal Miguel Pernambuco Filho, localizada no bairro do Jurunas, em Belém, passa por umareforma geral que vai beneficiar mais de 400 estudantes.
Estão sendo investidos R$ 3.155.681,20na revisão do telhado, melhoria das instalações elétricas, troca dos pisos das salas de aula, corredores e bloco administrativo, além da reforma dos banheiros, refeitório e copa. A unidade também receberá pintura completa e nova comunicação visual.
Para garantir mais conforto e incentivar a permanência dos alunos na escola, sete salas de aula e a biblioteca serão climatizadas.

A merendeira Marta Souza Sampaio, que trabalha há quatro anos na escola, comemorou a obra. Segundo ela, as condições da cozinha dificultavam a rotina de preparo da alimentação escolar. “A nossa copa era pequena e muito antiga, tinha mais de 50 anos. Todos nós estávamos esperando essa reforma. Hoje vemos que nosso sonho está se concretizando, para nós e para as nossas crianças”, afirmou.

Fundada em 1969, a Escola Municipal Miguel Pernambuco Filho atende atualmente 422 alunos, distribuídos em 18 turmas, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A obra faz parte de um programa de reformas estruturais em dez unidades de ensino da rede municipal, com foco na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.

O prefeito de Belém, Igor Normando, visitou as obras na manhã de segunda-feira, 22, e destacou a importância do investimento. “O que a gente está fazendo aqui vai beneficiar os estudantes, principalmente as crianças da primeira infância. É fundamental aliar a área pedagógica com a estrutura física da escola, oferecendo um ambiente melhor para os alunos, professores e funcionários”, afirmou o prefeito.

O diretor da escola, Wilson Almeida, também destacou o impacto positivo da reforma. “Estamos muito ansiosos para o início das aulas na escola totalmente reformada. Isso vai ajudar bastante no aprendizado dos nossos estudantes e, como está ficando linda, vai atrair ainda mais alunos”, disse.
A entrega da obra está prevista para o mês de outubro.