CURIONÓPOLIS (PA) — Diversos moradores de Curionópolis, no sudeste do Pará, denunciam terem sido vítimas de um golpe envolvendo a promessa de cursos superiores em Pedagogia e Educação Física. Segundo relatos, uma mulher identificada como Orlene se apresentou como representante da faculdade UNINTA e chegou a matricular alunos em graduações, cobrando mensalidades para garantir o acesso aos supostos cursos.
Os estudantes afirmam que realizaram pagamentos mensais à suposta representante, mas foram surpreendidos ao descobrir que a UNINTA — Centro Universitário Inta — não reconhece nenhum tipo de convênio ou parceria na cidade. A instituição, em nota oficial, reforçou que nunca teve acordo com o Instituto Técnico Carajás ou com qualquer pessoa física para ofertar cursos em Curionópolis.
“O Centro Universitário UNINTA esclarece que não possui polo de EAD ou qualquer outra forma de representação em Curionópolis. Nossos polos são divulgados em nossos canais oficiais e registrados no MEC. A UNINTA também informa que nunca manteve parceria com o Instituto Técnico Carajás”, diz o comunicado.
A instituição também alertou a população sobre a importância de verificar a autenticidade e o credenciamento das instituições de ensino antes de realizar matrículas e efetuar pagamentos. A lista oficial de polos da UNINTA pode ser consultada diretamente no site da faculdade.
Algumas das vítimas já registraram Boletim de Ocorrência e aguardam providências do Ministério Público para que a responsável seja investigada, punida e os valores pagos sejam ressarcidos.
Nossa equipe tentou contato com a representante do Instituto Técnico Carajás, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações ou esclarecimentos.