A capital paraense recebe, pela primeira vez, o projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase”, no período de 23 a 26 de setembro. A iniciativa nacional percorre diferentes regiões do país para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença, além de promover ações de conscientização e treinamento voltados a profissionais de saúde. Depois da capital, o projeto segue para Marituba e Castanhal.
Com estrutura completa e adaptada, a carreta abriga consultórios e um laboratório, funcionando como unidade itinerante de assistência e ensino. O espaço leva atendimento especializado e dissemina conhecimento em saúde diretamente às comunidades. O veículo ficará estacionado na frente da UBS Castanheira, localizada na rua 1º de Dezembro, entre as passagens José de Alencar e Sol Nascente.
Os serviços gratuitos serão oferecidos à população de 23 a 26 de setembro (terça até sexta), durante a manhã (das 8h às 12h) e à tarde (das 14h às 18h), mediante o agendamento prévio nas UBSs da rede municipal, além da busca ativa realizada por agentes comunitários de saúde. A demanda de pacientes sem agendamento também será atendida.
Próximas paradas:
Além da capital, a carreta do Roda-Hans vai passar pelas seguintes cidades paraenses:
- Marituba: 29 e 30 de setembro
- Castanhal: 1º a 3 de outubro
A iniciativa é desenvolvida por meio da parceria entre o Ministério da Saúde e a Novartis Biociências S.A., com apoio de estados e municípios e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Fotos: Divulgação