
No próximo sábado, 5 de outubro, das 8h às 12h, o Ilê Ashé Omin Opará será palco de uma grande mobilização voltada à saúde e ao bem-estar dos Povos Tradicionais de Matrizes Africanas. A iniciativa vai oferecer uma ampla rede de atendimentos gratuitos, fortalecendo a inclusão e o cuidado integral com a comunidade.
A programação inclui consultas médicas em clínica geral, pediatria e ginecologia, além de serviços de enfermagem. Também haverá palestras educativas, orientação em saúde bucal com entrega de kits odontológicos, auriculoterapia e atendimentos da Coordenação da Pessoa com Deficiência (Ceped), como acesso a próteses, órteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e passe livre.
Outro destaque é a aplicação de vacinas e a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A população também poderá ter encaminhamentos específicos para a saúde do homem e da mulher, além de regulação de consultas e exames especializados.
A ação é conduzida pela vereadora de Ananindeua, Monique Antunes – Monique do Chicão (MDB) –, que reforça a importância de iniciativas como esta. “Essa ação é uma oportunidade de garantir dignidade, acesso e respeito àqueles que fazem parte da história, cultura e identidade do nosso povo”, afirma.
Com apoio do Governo do Estado do Pará, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e da Secretaria de Saúde Pública, o mutirão se consolida como um exemplo de parceria entre poder público e movimentos sociais, ampliando direitos e fortalecendo políticas públicas para quem mais precisa.