Na ocasião, foram plantadas 38 mudas de espécies nativas da Amazônia, como o açaí e a lanterneira
terça-feira, 16/09/2025, 17:15
- Autor: Lucas Contente
A ministra Cármen Lúcia plantou uma muda durante o evento | Leonardo Moraes/TRE-PA
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin e Cármen Lúcia participaram, nesta terça-feira (16), do plantio de mudas de árvores no Porto Futuro, em Belém. A ação fez parte do Fórum Nacional Verdemocracia, que discute democracia e sustentabilidade no Brasil.
Foram plantadas 38 mudas de espécies nativas da Amazônia, entre elas a lanterneira e o açaí. Além dos ministros, presidentes de tribunais eleitorais de diferentes estados também participaram da iniciativa. O presidente do TRE-PA, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, acompanhou o evento.
Imagem: Leonardo Moraes/TRE-PA
Imagem: Leonardo Moraes/TRE-PA
Na segunda-feira (15), a ministra Cármen Lúcia esteve no Fórum para tratar sobre o sistema democrático brasileiro e agradecer a recepção do público paraense. “Quem faz democracia é o povo, é o cidadão, é a cidadã, é cada um de nós, é todos nós juntos”, afirmou.
A jurista também fez questão de associar democracia e meio ambiente, ressaltando que ambos precisam de preservação para sobreviver.
“Precisamos de clima e meio ambiente saudáveis, tal e qual de direitos humanos respeitados. Sem isso, não há democracia. Estar aqui hoje, neste fórum, neste dia, é também pensar na próxima geração. Eu, como juíza, preciso construir algo para o futuro. A democracia não é óbvia, é uma construção diária”, destacou a ministra.
Cármen Lúcia, presidente do TSE,
Lembrou ainda a coincidência de o evento começar no Dia Internacional da Democracia: “Não escolhemos esta data, mas ela nos convida a pensar na importância da democracia todos os dias. Política se faz todo dia. Sem espaço de escolha, não há democracia em lugar nenhum, nem em casa, na escola, nem na política. Democracia é um direito fundamental”, firmou.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
O evento, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), segue até quarta-feira (17). O plantio de árvores tem como objetivo compensar o carbono emitido durante as atividades do encontro, realizado em um momento de destaque para Belém, que sediará em novembro a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
tags
Quer receber mais notícias como essa?
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editorConteúdo Relacionado
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.