Fotoativa abre inscrições gratuitas para Colóquio e mergulha nas trajetórias da fotografia na Amazônia

há 2 semanas 12

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Colóquio de Fotografia e Imagem, que retorna após sete anos de hiato em Belém. Realizado pela Associação Fotoativa, o encontro retoma um evento de formação e reflexão crítica sobre fotografia na Amazônia e no Brasil, responsável por impulsionar gerações de fotógrafos e pesquisadores.

De 24 a 27 de setembro, a programação ocorre em parceria com o Sesc Ver-o-Peso e o Sesc Teatro Isaura Campos, com o tema Tempos de Ver e [Re]ver – As Histórias da Fotografia nas Amazônias Paraenses.

A proposta é revisitar e ampliar a compreensão das narrativas fotográficas da região, reconhecendo agentes, territórios e práticas que muitas vezes ficaram à margem da história oficial da fotografia.

A programação reúne palestras, rodas de conversa, oficinas, leituras de portfólio e mostras de arte, e aproxima pesquisadores, artistas, estudantes e público interessado em discutir as múltiplas temporalidades e territórios que compõem o campo da imagem na Amazônia.

A programação conta com a participação de coletivos fotográficos do Marajó, do Alto Tapajós, do sudoeste e oeste do Pará, além de associações de mulheres fotógrafas e jovens pesquisadores em diálogo com a Fotoativa.

A presença confirmada da pesquisadora e ensaísta Rosane Borges, referência nacional no debate sobre regimes de produção de imagem, também será um dos pontos altos do encontro.

O Colóquio, que teve a última edição em 2018, retorna em um momento simbólico, em que a Fotoativa celebra 41 anos de atuação no fomento à fotografia no Pará e no Brasil.

Esta edição é realizada com patrocínio da Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e reforça o compromisso com a descentralização do conhecimento e a valorização da produção artística na Amazônia.

O tema desta edição se inspira no pensamento do escritor, poeta e ativista quilombola Nêgo Bispo (Antônio Bispo dos Santos), uma das vozes mais influentes do pensamento decolonial no Brasil.

Para ele, o tempo não é linear, mas circular, feito de ciclos, em que passado e futuro se encontram em um contínuo “começo, meio e começo”.

Essa visão amplia a forma de compreender histórias e temporalidades, incluindo aquelas que foram silenciadas ou invisibilizadas.

  • XI Colóquio de Fotografia e Imagem
  • Data: 24 a 27 de setembro
  • Onde: Associação Fotoativa – Praça das Mercês, 19, Campina
  • Sesc Ver o Peso – Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina
  • Sesc Teatro Isaura Campos – Travessa Quintino Bocaiúva, 569, Reduto
  • Inscrições gratuitas: https://www.instagram.com/fotoativa/?hl=pt-br
  • Abertura do evento: 24 de setembro, às 18h30, no Sesc Teatro Isaura Campos

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.

Ler artigo completo