Desacelere: Prefeitura de Canaã dos Carajás inicia campanha de conscientização no trânsito

há 1 semana 6

OUVIR NOTÍCIA

“Infelizmente, um filho saiu para estudar e não voltou para casa. Os pais que aguardavam seu retorno sofrem. Os amigos sofrem. Quem esperava por uma cirurgia sofre. Todos nós sofremos. Essa campanha atravessa toda a nossa cidade: todos somos responsáveis por um trânsito seguro.” Com essas palavras, a prefeita Josemira Gadelha abriu oficialmente a campanha “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”, na tarde desta quinta-feira (18), em Canaã dos Carajás.

Foto: Diego Barbosa

A campanha realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública Viária integra a Semana Nacional do Trânsito, realizada em todo o Brasil, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de reduzir a velocidade nas vias e adotar comportamentos mais responsáveis no dia a dia do tráfego.

O secretário municipal de Saúde alertou que os acidentes de trânsito têm gerado impactos diretos e graves na saúde do município. Segundo ele, cerca de 2.700 cirurgias eletivas deixam de ser realizadas por ano em Canaã dos Carajás, porque os centros cirúrgicos são ocupados com vítimas de colisões, quedas e atropelamentos. “O trânsito hoje em Canaã é um caso de saúde pública. Quando alguém se acidenta por imprudência, retira a vaga de quem realmente precisa de uma cirurgia eletiva ou de um atendimento prioritário”, destacou.

Foto: Diego Barbosa

A situação local reflete uma realidade preocupante em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra, em média, 30 mil mortes por ano no trânsito, além de mais de 180 mil pessoas hospitalizadas em decorrência de acidentes.

Dados do IPEA e do Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que os acidentes geram um custo anual de aproximadamente R$ 50 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Previdência Social. Boa parte dessas ocorrências está relacionada a excesso de velocidade, consumo de álcool e desrespeito às regras de circulação.

Foto: Diego Barbosa

Segundo o secretário de Segurança Pública Viária, Crisley Morais, a campanha visa aumentar o senso de responsabilidade no trânsito entre condutores e pedestres: “Temos uma cidade pavimentada e bem sinalizada. Entendemos que o fluxo de veículos é muito alto, mas é necessário que todos se comprometam em cumprir as regras de trânsito. Uso de capacete, observação da sinalização, o não uso de celular ao volante, entre outras medidas, ajudam a reduzir esses números. Estamos trabalhando para aumentar a fiscalização para prevenir que pessoas alcoolizadas ou não habilitadas estejam ativas no trânsito”, afirmou.

Durante a semana, a Prefeitura, por meio da Semspuv, realizará uma série de ações educativas:

Blitzs de conscientização em pontos estratégicos; Palestras e rodas de conversa com estudantes, lideranças comunitárias e empresários; Apresentações lúdicas voltadas para crianças e adolescentes e diálogo direto com motoristas de transporte público e privado.

Ler artigo completo