Conta de luz volta a subir: energia mais cara em outubro após dois meses pesando no bolso

há 1 dia 6

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (27) que, em outubro, a bandeira tarifária aplicada será a vermelha patamar 1. Isso significa que a conta de luz continuará mais cara, com acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O anúncio vem após dois meses seguidos de cobrança ainda mais pesada, com a bandeira vermelha patamar 2, que elevou significativamente os gastos das famílias. Embora a mudança represente uma pequena redução, o consumidor seguirá arcando com custo extra na fatura de energia.

Segundo a Aneel, a necessidade de manter a cobrança ocorre pelo baixo volume de chuvas que reduziu os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Para suprir a demanda, o país precisa acionar usinas termelétricas, cuja geração é mais cara.

A agência destacou que, apesar do avanço de fontes alternativas, como a energia solar, elas não conseguem atender a todo o consumo, especialmente nos horários de pico. Por isso, a energia permanece com custo elevado.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira verde não há acréscimo, enquanto as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2 representam aumentos progressivos na conta de energia.

Ler artigo completo