Localizado nos armazéns 7, 8 e 8A do Porto Futuro 2, o hotel Vila Galé Collection Amazônia está em finalização, com entrega prevista para 30 de outubro nas margens da Baía do Guajará. Cada armazém do hotel tem 2000 metros quadrados, com 227 apartamentos no total. Na tarde de ontem (22), foi realizada uma coletiva com a imprensa e convidados para apresentar e conhecer os diferentes tipos de hospedagem no lugar.
Os quartos são temáticos e decorados com pinturas de personalidades femininas, como a atriz Fernanda Torres, a cantora Elis Regina e a missionária Madre Teresa de Calcutá. Entre as categorias de apartamentos, há os tipos suíte, família, standard e infantil. Foram investidos 180 milhões de reais na construção do empreendimento, que é o 13º no Brasil e o 52º hotel do grupo Vila Galé no mundo.
Entre os destaques da estrutura estão um restaurante que celebra os sabores amazônicos, o Clube NEP para crianças, bar, spa com piscina aquecida e coberta, duas piscinas externas e três salas de eventos. Para a COP 30, o grupo Vila Galé preservou o teto máximo de tarifa praticados em seus hotéis e resorts, que é utilizado para períodos de alta temporada, como Réveillon e Carnaval. Na COP 30, a diária média de hospedagem está fixada em até 3.500 reais. Neste momento, não há mais disponibilidade de apartamentos para o período da conferência.
Todas as reservas foram integralmente preenchidas, com destaque para a presença de grupos institucionais e delegações internacionais de grande relevância. Entre os hóspedes confirmados, o hotel receberá representantes da Embaixada do Chile, Governo de Portugal, União Europeia, Ministério do Turismo do Brasil, Senado Federal, além de membros da organização da COP 30 e empresas privadas.
A secretária de estado de Cultura do Pará, Ursula Vidal, participou do encontro e ressaltou a importância da preparação da cidade de Belém para a consolidação do turismo na capital paraense, em especial com a inauguração do novo hotel. “É muito importante esses polígonos de desenvolvimento e fortalecimento do turismo que é vocação na nossa cidade. Estamos na porta de entrada da Amazônia, em um ecossistema muito consolidado, que dialoga com muitas dinâmicas econômicas e de patrimônio”, frisou Ursula Vidal.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, a realização da COP 30 vai ser um marco para a história de Belém e que vai reunir tomadores de decisões globais de grandes níveis, além de ressaltar a importância dos novos estabelecimentos para hospedagens em Belém, como o Vila Galé. “Todos os nossos executivos estão trabalhando nas estratégias que o Brasil vai apresentar para que o mundo possa ver a Amazônia da melhor forma possível. Apoiamos iniciativas como o hotel para a nossa capital Belém.”
O fundador e presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, destacou o valor simbólico em inaugurar um hotel na Amazônia para a COP 30, reconhecendo a importância da demanda para a região e para o país. “O Brasil tem de fato esta grandeza incrível. O Brasil não é só um Estado e tem uma diversidade imensa e um turismo fortíssimo”, ressaltou Jorge Rebelo de Almeida sobre o novo empreendimento hoteleiro na capital paraense.