Durante coletiva realizada nesta terça-feira (23) pela Marinha do Brasil, pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e Secretaria de Estado de Turismo, foram apresentadas as normas para o Círio Fluvial 2025, em Belém. (Confira abaixo como se inscrever)
Além disso, foi apresentada também a bandeira de identificação oficial, que será entregue às embarcações inscritas e aprovadas pela Marinha após a inspeção, garantindo segurança e organização durante todo o Círio Fluvial.
A romaria fluvial é uma das mais antigas das 14 romarias do Círio de Nazaré e une moradores da cidade e das comunidades ribeirinhas em uma das celebrações mais belas da festa.
- Respeitar a capacidade máxima de passageiros;
- Uso obrigatório de colete salva-vidas por todos os tripulantes;
- Proibição da presença de crianças menores de 7 anos em motos aquáticas ou em embarcações sem cabine habitável;
- Respeito aos limites de isolamento durante todo o percurso.
De acordo com a organização, quem desobedecer às normas da Capitania dos Portos pode ter a embarcação retirada de tráfego e apreendida. Neste ano, também foram instalados oito pontos estratégicos ao longo do percurso para atendimento de passageiros e embarcações em qualquer tipo de emergência.
Concurso de ornamentação de embarcações
Círio de Nazaré 2023: Imagem de Nossa Senhora é erquida para início do Cirio Fluvial em Belém — Foto: Afonso Henrique
Outro destaque é o concurso de ornamentação, que movimenta os donos de embarcações, incluindo barcos, navios e rabetas regularmente inscritos.
As embarcações participam em duas categorias: regionais e demais embarcações. Tanto o proprietário ou locatário quanto o decorador são premiados pelo trabalho apresentado.
As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2025 estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente até o dia 3 de outubro.
Os interessados podem se inscrever presencialmente na sede da CPAOR, localizada na rua Gaspar Viana, no bairro do Reduto, de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h30. Também é possível se inscrever de forma virtual pelo e-mail cpaor.gap@marinha.mil.br