Os agentes atuaram junto a ciclistas que utilizam diariamente a av. Pedro Álvares Cabral como rota para o trabalho.
Uma das principais vias da cidade, a "Pedro Álvares" não tem ciclofaixa ou ciclovia em todos os 8,5 km de extensão. Muitos ciclistas precisam andar pelo meio fio em alguns trechos da avenida.
Uma das vias mais movimentadas da cidade, av. Pedro Álvares Cabral ainda oferece riscos a ciclistas que precisam chegar ao centro de Belém. — Foto: Reprodução / Google Maps
Segundo a prefeitura, a iniciativa teve como propósito alertar sobre os principais fatores de risco nas vias e incentivar práticas mais seguras no trânsito. A atividade integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, reforçando o compromisso com a conscientização e a preservação da vida.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), Luciano de Oliveira, o "objetivo é assegurar que o ciclista tenha segurança, respeito e infraestrutura adequada para se locomover pela cidade".
A ação teve início por volta das 6h30 e alcançou diretamente cerca de 300 ciclistas que transitavam pela avenida a caminho do trabalho ou levando filhos à escola, segundo a Segbel. As equipes realizaram abordagens com orientações sobre segurança viária, prevenção de acidentes e distribuição de kits informativos e de proteção.
Além das placas refletivas, foram distribuídos folders informativos, bolsas e garrafas para armazenamento de água.
A campanha de orientação segue até o dia 25 de setembro, reforçando a importância da educação no trânsito e da valorização da vida, especialmente de quem depende da bicicleta como principal meio de locomoção.